quinta-feira, 8 de abril de 2010

Corpos descartáveis?

Prezado leitor,

Faz pouco tempo que participei de um culto em que ouvi uma declaração oficial do púlpito informando a congregação que uma jovem da igreja confessou que teve uma vida impura com o seu namorado; Graças a Deus ela se arrependeu e prometeu a viver uma vida santa perante Deus e no meio da congregação;
Essa declaração foi feita por dois motivos. No primeiro lugar para que a congregação reagisse como os anjos que estão no céu, porque cada vez que um pecador se arrepende haverá um júbilo diante dos anjos de Deus, disse Jesus em Lucas 15,10.

E o segundo motivo foi que toda a congregação se examinasse neste ponto, porque o pregador deixou claro que essas coisas acontecem facilmente fora da igreja, mas também dentro da igreja
Ele nos deu o exemplo dos Fariseus, que levaram uma pecadora a Jesus, para que julgasse essa mulher que foi pega em flagrante. Mas Jesus não reagiu. Ele simplesmente disse (João 8:7): Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atira pedra! Jesus usou o caso da mulher como exemplo para que as pessoas examinassem a sua própria vida e o seu próprio coração! Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atira pedra!

Pensando nessa reação do nosso Salvador Jesus, quero fazer a mesma coisa. Devemos nos examinar e nos perguntar como é possível, que tais coisas acontecem no nosso meio cristão? Como está com o exemplo dos pais aos seus filhos? Os pais têm uma vida santa em casa? Os pais são um bom exemplo para os filhos? Os pais falam com os seus filhos sobre o namoro santo dos filhos de Deus; ou eles ficam calados e deixa a televisão definir o moral sexual dos seus filhos? Como está na sua casa: o seu filho ou a sua filha está todo dia assistindo o programa “A Malhação”? E você como pai e mãe já assistiu esse programa? Já viu como a Globo usa esse programa para ensinar os seus filhos para ter uma vida impura; amizades sem vergonha; onde moços ficam por um tempo com uma moça, usam preservativos, para ter sexo sem problema; onde uma moça virgem pede ao amigo para ter sexo com ela. Tudo isso passa pela televisão e entra na cabeça dos seus filhos se assistem àquele programa. O programa se chama “a malhação”, mas merece ser chamado “A Maldição”!

Agora, irmãos, observando isso, nós podemos dizer que o moral mudou muito nos últimos anos e ainda está mudando, por causa da imoralidade, que assistimos nas novelas e nos filmes, que passam pela televisão. A moralidade dos nossos jovens não está melhorando, mas piorando. E não digo isso para apontar o meu dedo somente para os jovens, mas também para os pais. Os pais que não falam nada e que deixam a televisão falar. Ouvi histórias sobre o passado, dizendo que os noivos só podiam conversar enquanto a mãe ou o pai estava presente. Os noivos não podiam se encontrar fora da companhia dos pais.

Esta situação não existe mais. Hoje em dia tem muitas oportunidades para se encontrar e para fazer tudo o que não é licito. Os noivos saem à noite e voltam às duas ou três horas da madrugada e ninguém sabe onde eles estavam. Pode ser na casa de um amigo, pode ser na praia, pode ser num motel. Quem sabe? Ninguém, porque o filho faz o que ele quer; e pai e mãe deixam-no. Assim é a situação no mundo, mas como está a situação dentro da igreja?

Vocês, pais, verificam como está com a sua filha no meio da noite? Ela pode ficar junto com o namorado na escuridão? Não será uma grande tentação? Se acha que é, vocês falam sobre isso e ficam atentos ou vão dormir e fecham os olhos? Talvez não se preocupe mais sobre o que pode acontecer, porque já aconselharam a filha de usar anticonceptivos, para que nenhuma coisa possa acontecer. Existem pais que apóiam silenciosamente a imoralidade dos filhos, porque eles fazem o que os próprios pais queriam fazer antigamente, mas não podiam. O que chama a minha atenção é que a maioria dos casos de disciplina na igreja tem a ver com o quarto mandamento e o sétimo mandamento. Membros da igreja fizeram adultério, porque não temiam a Deus e por causa disso eles se afastaram da igreja e não visitam mais os cultos, porque não temem a Deus.

Agora prestem atenção o que a palavra de Deus diz:
Digno de honra entre todos seja o matrimônio,
bem como o leito sem mácula;
porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

O nosso texto começa a dizer: Digno de honra entre todos seja o matrimônio. Literalmente o texto diz: Seja o casamento precioso para todos vocês. Eu sei: hoje em dia muitas pessoas não pensam assim, mas a Bíblia fala assim. A Bíblia nos ensina que o casamento é um tesouro que nós recebemos de Deus, que o instituiu. Portanto o casamento deve ser honrado por todos.

‘Por todos’, quer dizer: todos na igreja. E no primeiro lugar devemos pensar em todos que são casados. Eles devem mostrar na sua vida matrimonial de dia em dia que o casamento é digno de honra. Eles devem mostrar na sua vida cotidiana que o casamento é uma benção de Deus. Deus instituiu o casamento no paraíso e de certa forma nós podemos observar no casamento cristão um aspecto do paraíso no nosso casamento. Se existe um convívio santo entre o homem e a sua mulher na presença de Deus, a benção de Deus fortalecerá esse casamento e deixa esse casamento florescer, como um jardim cheio de flores. O poder do Espírito Santo estabelecerá isso.
Eu me lembro bem que houve um encontro de jovens alguns anos atrás e que os jovens disseram que ficaram impressionados com os casais na nossa igreja e que eles também queriam um casamento cristão, porque deu para ver que os casais se trataram com respeito e amor. Eles reconheciam que o casamento cristão não é sempre um paraíso, mas o sacrifício de Jesus nos ensina a ser humilde e a perdoar um ao outro e isso é um aspecto que os casamentos no mundo não têm. Uma discussão se torna facilmente uma confusão, com brigas e problemas se o casal não aprendeu a viver como Cristo nos ensina, o casamento se torna facilmente um campo de batalha. Para muitas pessoas o casamento não é um paraíso, mas uma prisão. Um lugar cheio de brigas e confusão; o casal briga com palavras ou pior ainda: eles ficam calados por vários dias. Ele não diz nada para ela ficar calada para não piorar a situação. Eles não conseguem ficar na mesma mesa, nem na mesma cama. E se nada acontecer, o casamento terminará em uma separação definitiva.

Sabe, irmãos, que mais do que a metade dos casamentos termina assim? Existem pessoas que já se casam com o pensamento: se não der certo, separaremos e vamos ver. Esse tipo de pessoa despreza o casamento. O casamento é considerado como alguma coisa descartável. Você usa a mulher e se não gosta mais, pode jogá-la no lixeiro. Muitas pessoas, que vivem no mundo pensam assim. Mas a Bíblia diz: Seja o casamento precioso para todos vocês.

Como já disse: essa palavra é no primeiro lugar para os pais: pai e mãe. Eles devem mostrar aos seus filhos que o casamento é alguma coisa preciosa. Alguma coisa bonita, que vale salvar. Tem que investir muito amor para receber um casamento, que vale. Tem que investir amor para receber amor. O parceiro deve sentir: o meu marido não é perfeito, mas ele me ama e nunca mais encontrarei um homem melhor. E ele deve sentir isso também: amo a minha esposa. Ela não é perfeita, mas se eu preciso de alguém para me ajudar, ela está pronta e sei que não encontrarei nenhuma mulher melhor do que ela! E as crianças devem sentir isso. Papai e mamãe se amam. Às vezes tem discussões, às vezes tem uma briga, mas eles sabem resolver essas situações, porque se amam; eles sabem fazer as pazes, porque eles respeitam o seu casamento, que foi feito perante Deus; O casamento é precioso para eles.

Se as crianças observam isso na casa dos seus pais, elas mesmas aprendem a honrar o casamento, que Deus nos deu. Já foi provado que as crianças que vem dum casamento que foi anulado, porque a vida em casa era um inferno; essas crianças têm grandes dificuldades em honrar o casamento. Elas receberam um exemplo errado: o casamento não é um lugar bonito, mas um lugar horrível, cheio de brigas e confusão; elas não aprenderam a amar, mas a brigar, porque os seus pais viviam assim.

Agora, na igreja de Cristo os nossos filhos devem receber bons exemplos e os pais devem mostrar que o casamento é uma coisa preciosa. Eles devem ensinar aos filhos que a intimidade que existe entre um casal é uma coisa tão preciosa, que Deus colocou uma proteção em redor do casamento com uma placa, que diz: não adulterarás. Adultério é um perigo, uma ameaça para qualquer casamento. E sempre acontece quando a relação entre o homem e a sua esposa está fraca. Quando tiverem discussões e confusão, Satanás está perto com uma terceira pessoa para destruir o casamento. E por causa disso, Deus disse: Não adulterarás. O casamento é precioso para o homem e a sua esposa; eles devem lutar para salvar seu casamento. A mulher não é uma coisa descartável, que pode jogar no lixeiro se ficar velha para pegar uma outra, mais nova. Deus não aprova isso. Deus julgará os adúlteros e também os impuros.

A palavra de Deus em Hebreus 13, 4 fala sobre dois grupos. Deus julgará os impuros e os adúlteros.
Os adúlteros são aquelas pessoas que são casadas, mas tem relações sexuais com outras pessoas fora do casamento; Os adúlteros são também pessoas que não são casados, mas têm relações sexuais com uma pessoa que é casada. Deus os julgará.

Agora, os impuros não são necessariamente adúlteros; mas são casados que fazem coisas impuras: coisas impuras dentro do seu casamento: coisas impuras que manifesta um desprezo do parceiro; assistindo pornô na televisão ou na internet p.e.; Mas os impuros se encontram também entre as pessoas que ainda não são casados,
Impuros são também os solteiros que fazem coisas impuras; Impuros são aqueles jovens que tem uma mente impura, e gostam de contar piadas impuras, e falar sobre a vida de outras pessoas, como se elas tivessem uma vida impura; espalhando fofocas impuras; Pessoas impuras podem ser também jovens, que ficam por um tempo com uma moça e logo busca uma intimidade avançada com essa moça e se não quer, eles terminam o namoro e procuram uma outra moça; impuros são também os namorados, que depois três, quatro meses buscam uma intimidade, que faz parte do casamento e não do namoro; impuros podem ser também os noivos, que ainda não são casados, mas já vivem como casados! Quem vive assim despreza o casamento; e quem vive como impuro não entrará no reino de Deus. Deus os julgará.
A Palavra de Deus diz isso claramente aqui, mas também em 1 Cor. 6: 9: Não vos enganeis, nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas herdarão o reino de Deus. Deus os julgará.

São palavras duras, mas a referência ao julgamento de Deus é necessária. Muitas pessoas impuras vivem de uma maneira como se não existisse um Deus no céu. Até crentes esquecem isso. Tem momentos que um crente esquece que Deus está onipresente. Eles fazem coisas nas trevas, quando estão embriagados de paixão. Eles fazem isso de tal maneira que ninguém pode vê-los. Num quarto escuro, ou num motel; numa praia abandonada ou no carro que está estacionado num local escuro. As pessoas se escondem e praticam as coisas impuras na escuridão. Pensando que ninguém pode vê-los. Isso já mostra a sua ignorância; isso mostra muitas vezes também a sua incredulidade.

Até o rei Davi vivia assim. Ele fez adultério com Bateseba; ele pensou que ninguém viu nada. Mas Deus observou tudo. Deus estava observando a vida de Davi, como nos estamos espiando a vida dos participantes de Big Brother Brasil. Deus assiste também o seu Big Brother Brasil. Ele assiste a vida dos irmãos de Jesus Cristo aqui no Brasil. Ele vê tudo. Ele observa os casados, mas também os noivos e também aqueles que estão namorando na escuridão. E ele manda a dizer: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

Deus julgará! Temos um exemplo na congregação de Coríntios que explica isso (1 Cor. 5, 1-4). Ali houve um caso de grande imoralidade. Até o povo fora da igreja estava falando e fofocando sobre isso. Muitos irmãos dentro da congregação sabiam do caso, mas ficaram calados. Ninguém disse nada. Todos evitaram o assunto. Eles deixaram o homem continuar na sua relação impura;

Agora, Paulo ouviu isso e criticou a congregação. Ela estava culpada junto com aquele homem que fez isso. Paulo repreendeu toda a congregação, que ficou calada, porque assim ela se tornou cúmplice. Porque ela não falou nada. Ela não repreendeu tal pessoa; ela deixou as coisas acontecer. De certa forma ela estava aprovando essas perversidades. Mas Paulo deixou bem claro que esse jogo é perigoso, porque Deus julgará. Já pensou nisso, irmãos? Deus julgará! Quando? No dia final? O que Paulo diz. Paulo deixa claro que tal pessoa não entrará no Reino dos Céus. Assim será no dia final. Mas Paulo deixa também claro que Deus julgará também no presente; pode ser amanhã ou próxima semana.

Paulo falou sobre isso em 1 Coríntios 11 falando sobre a santa ceia. Ele avisou a congregação, porque a santa ceia foi profanada. Aconteceram coisas na congregação, que não foram lícitas; Coisas ilícitas. Coisas de grande imoralidade. O matrimônio não estava digno de honra entre todos, Nem o leito de todos sem mácula; E por causa disso Deus julgou os impuros e adúlteros. Por causa disso Deus julgou a congregação que ficou calada; Por causa disso existiam tantos fracos e outros faleceram. Deus tirou a sua benção da congregação, porque ela vivia em pecado; Deus reage assim, se a congregação faz um acordo com o pecado. Com o pecado dos outros e com os próprios pecados.

Deus julgará. Deus fez isso com Davi. Lemos sobre isso em Salmo 32. Davi cometeu um pecado e ficou calado. Ele tentou esconder o que ele tinha feito. Mas Deus o julgou e enquanto ele ficou calado, ele sofreu. A consciência dele não o deixou em paz. Ele mesmo diz:
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos;
Pelos meus constantes gemidos todo o dia.
Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim,
E meu vigor se tornou em sequidão de estio.

Ele ficou doente; a mão de Deus pesava dia e noite sobre Davi.
Tudo o que ele fez foi mais difícil. Tudo era mais complicado.
A sua vida não era mais abençoada, mas amaldiçoada.

Então, irmãos cristãos, jovens e adultos, observando tudo isso, nós também devemos nos examinar e nos perguntar: O matrimônio está digno de honra entre todos e também o leito sem mácula? Que seja assim, porque se nós vivemos assim, nós nos encontraremos na presença de Cristo na vida eterna!
Pr. Abram de Graaf